Aviso de Privacidade Global da Visa

Data de entrada em vigor: 18 de novembro de 2025
¹ As Afiliadas da Visa são empresas direta ou indiretamente controladas pela Visa U.S.A. Inc. ou a sua empresa-mãe Visa Inc. através de propriedade — por exemplo, Visa International Service Association, Visa Worldwide Pte. Limited, Visa Canada Corporation, Visa International Servicios de Pago España, S.R.L.,Visa Europe Limited, Visa do Brasil Empreendimentos Ltda, CardinalCommerce Corporation, CyberSource Corporation e Verifi, Inc.

Dependendo da nossa relação e tipo de interações com o cliente, as categorias de Dados Pessoais que recolhemos podem incluir:

  • Informações de contacto – isto inclui o seu nome, nome de utilizador, endereço postal, endereço eletrónico, número de telefone, número de telemóvel, informações de contacto de emergência e nomes de perfis de redes sociais, juntamente com outros identificadores pessoais. Isto também pode incluir informações de contacto de empresários individuais e informações de contacto empresarial.
  • Informação financeira e transacional – Inclui:
    • Informação sobre o seu cartão, incluindo o seu número do cartão de pagamento de 16 dígitos, também conhecido por número de conta bancária ou “PAN”; um identificador não-financeiro associado conhecido como referência de conta de pagamento ou token “PAR”; e data de validade, código de serviço, dados de verificação de PIN e CVV; e
    • Informações sobre as suas transações, incluindo a data, hora, localização, e valor da transação bem como informações sobre o comerciante. Em alguns casos, isto também pode incluir dados ao nível do item.
  • Informação de relação – inclui informação sobre as suas compras e preferências de pagamento e outras informações que nos possam ajudar a fornecer-lhe recomendações conteúdos personalizados, como, por exemplo:
    • Dados demográficos, tais como faixa etária e estado civil ou situação familiar;
    • Probabilidade de estar interessado em determinadas compras ou vivenciar experiências de vida e outras pontuações de propensão; e
    • Dados de perfis de redes sociais e informações sobre os seus interesses.
  • Informação comportamental – inclui dados sobre as suas interações com a Visa, tais como:
    • Informações recolhidas aquando da participação em promoções ou programas, tais como informações de perfil do programa de benefícios;
    • Informações do programa de benefícios do cartão, incluindo dados de qualificação e registos relacionados;
    • Informações recolhidas quando nos contacta, como, por exemplo, quando contacta o nosso serviço de apoio ao cliente;
    • Registo de perfil de visitantes;
    • Informação recolhida quando participa em eventos patrocinados pela Visa, como, por exemplo, informação relacionada com viagens, do cliente e seus acompanhantes; e
    • Outras informações que nos disponibilize, tais como dados recolhidos para autenticação do utilizador (por exemplo, palavras-passe ou perguntas de segurança da conta).
  • Identificação biométrica – inclui dados de reconhecimento facial, impressões digitais, dinâmica da digitação, posição de deslocação e dados comportamentais ou outros padrões físicos, tais como quando opta por utilizar a autenticação biométrica com a Visa ou os seus clientes.
  • Dados de clientes empresariais – inclui informações sobre a sua função na sua empresa, a sua autorização para usar produtos ou serviços e a sua autoridade para realizar encomendas; detalhes de qualificação de cliente/fornecedor; e outros dados partilhados connosco, no âmbito da relação.
  • Informação inferida e derivada – Inferimos e derivamos informação relativa a determinados elementos analisando os dados extraídos da informação relacional e informação transacional disponível. Por exemplo, podemos gerar propensões, atributos e/ou pontuações para fins de marketing, segurança ou fraude.
  • Informação técnica e online – inclui informações relativas às suas interações digitais com os nossos websites, aplicações ou anúncios, incluindo endereço IP, identificadores de dispositivos, predefinições, características, ID de publicidade, histórico de navegação, logs de servidores web, log de registos de servidores, log de registos de atividade, dinâmica da digitação e outras informações recolhidas utilizando cookies e tecnologias semelhantes.
  • Informação áudio e imagem – inclui informações áudio, eletrónicas, visuais ou semelhantes relacionadas com as suas interações com a Visa, incluindo fotografias, vídeos, gravações de TVCF, gravações do centro de apoio ao cliente, registos de monitorização de chamadas e correio vocal.
  • Números de identificação emitidos pelo governo – inclui o número da segurança social, carta de condução, passaporte ou outros documentos de identificação emitidos pelo governo, conforme necessário para conformidade ou dada a natureza da relação.
  • Informação de geolocalização – pode incluir informações precisas de geolocalização, que podemos recolher automaticamente através do seu dispositivo móvel se por definição a partilha for permitida para recolha de dados.
  • Informação profissional e de emprego – inclui informação profissional ou relacionada com o emprego para colaboradores e potenciais colaboradores, incluindo dados de candidatos e currículos, como educação e histórico profissional; informação sobre qualificações para o cargo, como competências e credenciais; interesses e objetivos profissionais; informações recolhidas para qualificações de colaboradores, como documentação sobre o direito a trabalhar; e referências.
  • Informação de conformidade – inclui registos mantidos para demonstrar a conformidade com as leis aplicáveis; registos relacionados com as preferências do utilizador, tais como as suas opções de adesão e exclusão de programas de marketing; e registos relacionados com pedidos de direitos do titular dos dados.

Alguns dos Dados Pessoais descritos nestas categorias podem ser considerados sensíveis em algumas jurisdições.

Podemos recolher Dados Pessoais a respeito do cliente junto de várias fontes, dependendo da nossa relação e interação com o mesmo. Estas fontes podem incluir:

  • As suas instituições financeiras, emissor do cartão de pagamento, comerciantes, adquirentes e outros parceiros, quando utiliza um produto para pagamento da marca Visa ou quando atuamos em seu nome, como, por exemplo, quando paga com o seu cartão Visa;
  • O utilizador, por exemplo, quando se inscreve em programas de ofertas associadas a cartões Visa ou de um parceiro de promoção, quando se inscreve numa solução Visa Click to Pay ou quando nos envia respostas a inquéritos;
  • O seu computador ou dispositivos quando interage com as nossas plataformas, websites e aplicações ou através de outras tecnologias automáticas, como quando gravamos as chamadas para o nosso centro de apoio e utilizamos câmaras de videovigilância nas nossas instalações; e
  • Outros terceiros, incluindo agregadores de dados, empresas de redes sociais e outras fontes disponíveis publicamente. Além disso, a Informação Profissional e Laboral pode ser recolhida através das suas referências e de terceiros que nos ajudam a realizar investigações internas e verificações de antecedentes, e os Dados de Clientes Empresariais podem ser recolhidos junto da sua entidade patronal, organizadores de feiras para profissionais e conferências, e empresas de serviços profissionais.

Finalidade da recolha e partilha
Categorias de Dados Pessoais

Fundamento jurídico para o tratamento

(Quando exigido pela legislação aplicável)

A operação da rede de pagamentos eletrónicos da Visa (incluindo a autorização, compensação e liquidação de transações e utilização de tokens) permite a realização das suas transações de pagamento, bem como para fins relacionados, como, por exemplo, a autenticação e resolução de litígios.

Para proteger contra fraudes e ciberincidentes, melhorar a ciber-resiliência das nossas operações e rede e gerir eficazmente a exposição ao risco.

Para desenvolver e disponibilizar funcionalidades avançadas de verificação de identidade, fraude e segurança, como pontuações de fraude e sistemas baseados em regras ou inteligência artificial capazes de identificar padrões de fraude

  • Informações de contacto
  • Informação financeira e transacional
  • Informação de relação
  • Informação comportamental
  • Identificação biométrica
  • Dados de clientes empresariais
  • Informação inferida e derivada
  • Informação técnica e online
  • Informação áudio e imagem
  • Números de identificação emitidos pelo governo
  • Informação de geolocalização
  • Informação de conformidade
  • Para cumprir um contrato no qual é uma parte interessada, como, por exemplo, um contrato como cliente, ou conforme necessário para cumprir um contrato entre o cliente e um comerciante, ou entre o cliente e a instituição financeira ou outra entidade que tenha emitido o seu cartão, em situações em que a Visa está a prestar serviços de pagamento ou a agir como subcontratante, em relação aos dados
  • Para cumprir as leis e os regulamentos, que nos são aplicáveis em todo o mundo
  • Para efeitos dos nossos próprios interesses legítimos ou dos interesses legítimos de terceiros, como protegê-lo, a nós ou a terceiros contra ameaças (como ameaças à segurança ou fraude); para permitir ou administrar o nosso negócio, como controlo de qualidade, conformidade, relatórios consolidados e serviço ao cliente; para gerir transações empresariais, como fusões ou aquisições; e para compreender e melhorar o nosso negócio ou as relações com os clientes em geral

Apresentar produtos, serviços, programas, ofertas ou informações que solicita à Visa, bem como para fins relacionados, como determinar a elegibilidade e o apoio ao cliente
  • Informações de contacto
  • Informação financeira e transacional
  • Informação de relação
  • Informação comportamental
  • Identificação biométrica
  • Dados de clientes empresariais
  • Informação inferida e derivada
  • Informação técnica e online
  • Informação áudio e imagem
  • Números de identificação emitidos pelo governo
  • Informação de geolocalização
  • Informação de conformidade
  • Para cumprir um contrato no qual é uma parte interessada, conforme descrito acima
  • Para cumprir as leis e os regulamentos, que nos são aplicáveis em todo o mundo
  • Para os nossos próprios interesses legítimos ou para os interesses legítimos de terceiros, conforme descrito acima

Fornecer serviços aos nossos clientes. Por exemplo, se se inscrever num programa de fidelização de um emissor do cartão ou comerciante, trataremos os Dados das transações realizadas com o cartão, para calcular as suas recompensas e apresentar-lhe ofertas orientadas para o cliente
  • Informações de contacto
  • Informação financeira e transacional
  • Informação de relação
  • Informação comportamental
  • Identificação biométrica
  • Dados de clientes empresariais
  • Informação inferida e derivada
  • Informação técnica e online
  • Informação áudio e imagem
  • Números de identificação emitidos pelo governo
  • Informação de geolocalização
  • Informação de conformidade
  • Para cumprir um contrato no qual é uma parte interessada, conforme descrito acima
  • Para cumprir as leis e os regulamentos, que nos são aplicáveis em todo o mundo
  • Para os nossos próprios interesses legítimos ou para os interesses legítimos de terceiros, conforme descrito acima

Explorar soluções da Visa, como, por exemplo, Click to Pay, incluindo registar-se na solução (que pode ser diretamente com a Visa ou com o seu banco emissor), permitir que mantenha sessão iniciada no seu dispositivo (se tiver selecionado esta opção), permitir que faça check-out utilizando a solução, gerir o seu perfil, promover a integração com outras carteiras digitais (se tiver selecionado esta opção) e participar em programas relacionados com a sua utilização da solução. Tal pode incluir a transição do seu registo para que o serviço lhe seja disponibilizado pelo seu banco emissor (se e quando aplicável)
  • Informações de contacto
  • Informação financeira e transacional
  • Informação de relação
  • Informação comportamental
  • Identificação biométrica
  • Dados de clientes empresariais
  • Informação inferida e derivada
  • Informação técnica e online
  • Informação áudio e imagem
  • Números de identificação emitidos pelo governo
  • Informação de geolocalização
  • Informação de conformidade
  • Para cumprir um contrato no qual é uma parte interessada, conforme descrito acima
  • Para cumprir as leis e os regulamentos, que nos são aplicáveis em todo o mundo
  • Para os nossos próprios interesses legítimos ou para os interesses legítimos de terceiros, conforme descrito acima

Realizar a gestão inquéritos, programas de fidelização, concursos, sorteios e eventos
  • Informações de contacto
  • Informação financeira e transacional
  • Informação de relação
  • Informação comportamental
  • Identificação biométrica
  • Dados de clientes empresariais
  • Informação inferida e derivada
  • Informação técnica e online
  • Informação áudio e imagem
  • Números de identificação emitidos pelo governo
  • Informação de geolocalização
  • Informação de conformidade
  • Para cumprir um contrato no qual é uma parte interessada, conforme descrito acima
  • Para os nossos próprios interesses legítimos ou para os interesses legítimos de terceiros, conforme descrito acima

Com base nas suas opções, apresentar-lhe comunicações de marketing, ofertas personalizadas e anúncios com base nos seus interesses
  • Informações de contacto
  • Informação financeira e transacional
  • Informação de relação
  • Informação comportamental
  • Identificação biométrica
  • Dados de clientes empresariais
  • Informação inferida e derivada
  • Informação técnica e online
  • Informação áudio e imagem
  • Informação de geolocalização
  • Informação de conformidade
  • Para os nossos próprios interesses legítimos ou para os interesses legítimos de terceiros, tais como para enviar notícias e ofertas ao cliente, que sejam relevantes para o mesmo

Cumprir, desenvolver ou manter a nossa relação comercial com o cliente e/ou com a sua empresa
  • Informações de contacto
  • Informação financeira e transacional
  • Informação de relação
  • Informação comportamental
  • Identificação biométrica
  • Dados de clientes empresariais
  • Informação inferida e derivada
  • Informação técnica e online
  • Informação áudio e imagem
  • Números de identificação emitidos pelo governo
  • Informação de geolocalização
  • Informação de conformidade
  • Para cumprir um contrato no qual é uma parte interessada, conforme descrito acima
  • Para os nossos próprios interesses legítimos ou para os interesses legítimos de terceiros, conforme descrito acima

Facilitar a sua relação laboral ou contratual connosco ou avaliá-lo para uma candidatura de trabalho, incluindo fins habituais de recursos humanos, gestão de riscos e conformidade
  • Informações de contacto
  • Informação de relação
  • Informação comportamental
  • Identificação biométrica
  • Informação técnica e online
  • Informação áudio e imagem
  • Números de identificação emitidos pelo governo
  • Informação profissional e laboral
  • Informação de conformidade
  • Para cumprir um contrato no qual é uma parte interessada, conforme descrito acima
  • Para cumprir as leis e os regulamentos, que nos são aplicáveis em todo o mundo
  • Para os nossos próprios interesses legítimos ou para os interesses legítimos de terceiros, conforme descrito acima

Compreender como o cliente e outras pessoas utilizam os nossos produtos, para fins analíticos, de modelização, para criar informações e indicadores comerciais, e compreender tendências económicas
  • As informações financeiras e sobre transações, as informações de contacto, as informações sobre relacionamentos, as informações sobre interações, as informações técnicas e online e as informações de geolocalização podem ser utilizadas para estas atividades.
  • Para os nossos próprios interesses legítimos ou para os interesses legítimos de terceiros, conforme descrito acima

Gerar conjuntos de dados despersonalizados, com a identificação removida, anonimizados ou agregados, que são utilizados no âmbito do desenvolvimento de produtos e prestação de serviços de consultoria a clientes
  • As informações financeiras e sobre transações, as informações de contacto, as informações sobre relacionamentos, as informações sobre interações e as informações técnicas e online podem ser utilizadas para gerar estes conjuntos de dados.
  • Para os nossos próprios interesses legítimos ou para os interesses legítimos de terceiros, conforme descrito acima

Apoiar as nossas finalidades de negócio diárias, tais como a gestão de contas, controlo da qualidade, administração do website, continuidade do negócio e recuperação face a desastres, segurança e prevenção de fraudes, gestão empresarial, elaboração de relatórios e conformidade legal, análises e investigação, elaboração e outro tipo de gestão de contratos bem como o provisionamento dos produtos e serviços solicitados*
  • Informações de contacto
  • Informação financeira e transacional
  • Informação de relação
  • Informação comportamental
  • Dados de clientes empresariais
  • Informação inferida e derivada
  • Informação técnica e online
  • Informação áudio e imagem
  • Números de identificação emitidos pelo governo
  • Informação de geolocalização
  • Informação profissional e laboral
  • Informação de conformidade
  • Para cumprir um contrato no qual é uma parte interessada, conforme descrito acima
  • Para cumprir as leis e os regulamentos, que nos são aplicáveis em todo o mundo
  • Para os nossos próprios interesses legítimos ou para os interesses legítimos de terceiros, conforme descrito acima
Quando aplicável, também podemos tratar os Dados Pessoais com o seu consentimento. Por exemplo, podemos basear-nos no seu consentimento, quando exigido por lei, para lhe fornecer comunicações de marketing e experiências personalizadas oferecidas através dos nossos parceiros.

As nossas “Finalidades de negócio diárias” englobam os seguintes fins comerciais e fins relacionados, para os quais os Dados Pessoais podem ser utilizados:

Podemos divulgar os seus Dados Pessoais:

  • Às nossas Afiliadas;
  • Aos nossos prestadores de serviços, com o objetivo de nos prestarem serviços;
  • A instituições financeiras, comerciantes, processadores de pagamentos e outros terceiros que estão sujeitos a restrições adequadas de confidencialidade e de utilização, com o objetivo de permitir os seus pagamentos, gerir fraudes e riscos, fornecer e desenvolver produtos e serviços e apoiar as nossas finalidades de negócio diárias;
  • A terceiros que nos ajudam a detetar e prevenir transações fraudulentas. Estes prestadores de serviços de fraude terceiros a que recorremos para nos ajudar a detetar e prevenir transações fraudulentas; e que são responsáveis pela utilização que fazem dos seus dados pessoais e utilizá-los-ão para os fins definidos nos seus próprios avisos;
  • Terceiros, tais como parceiros de publicidade, que podem utilizar dados recolhidos por cookies e meios semelhantes para nos ajudarem com os nossos programas de publicidade online;
  • Agências governamentais;
  • Agências de recrutamento e as suas referências (para informação profissional e laboral); e
  • A sua empresa e as respetivas afiliadas (para Dados de clientes empresariais).

Também podemos divulgar dados pessoais quando exigido por lei, tais como, serviços responsáveis pela aplicação da lei, entidades reguladoras ou tribunais, ou conforme permitido por lei, como, por exemplo, quando vendemos ou transferimos ativos comerciais, executamos os nossos contratos, protegemos a nossa propriedade ou os direitos, propriedade ou segurança de outros, ou conforme necessário para auditorias, conformidade e gestão empresarial.

Em determinados países, a Visa permite um pagamento online fácil, coerente e seguro com o Click to Pay. Isto pode ser-lhe disponibilizado diretamente pela Visa ou pelo seu Emissor como uma funcionalidade do seu cartão.

Se o seu banco emissor lhe fornecer este serviço ao abrigo dos seus termos e condições, consulte o respetivo aviso de privacidade para obter mais informações.

Se a Visa lhe fornecer este serviço, deve ter recebido os termos e condições dos Serviços da Visa. Também pode aceder ao seu perfil em qualquer momento no Portal do Consumidor Visa Click to Pay.